
Alguns sinais positivos de Dezembro:
- Produção Industrial - A produção industrial portuguesa acelerou 7,2% em Dezembro, face ao período homólogo, superior em 3,8 pontos percentuais à taxa observada no mês anterior (3,1%, em Novembro).
- Desemprego - registaram-se em Dezembro menos 109 mil desempregados que no mês homólogo. A taxa actual é de 15,4%, ainda elevada mas bastante longe dos agoiros repetidos incessantemente por tantos supostos "especialistas" e pelas vozes da Oposição (assumida ou mal disfarçada).
- O indicador para a Economia Portuguesa da OCDE está há 18 meses consecutivos a subir, apontando para uma melhoria da conjuntura económica portuguesa.
- Portugal apresentou, pela primeira vez, em pelo menos duas décadas, um saldo externo positivo.
- Os indicadores de clima económico e da confiança dos consumidores estão a melhorar, mês após mês, atingindo níveis máximos desde há, pelo menos, 3 anos.
- Não se criavam tantas empresas em Portugal desde 2009.
Estes e outros indicadores formam uma tendência incontornável. São factos e não promessas. Mostram que Portugal está a recuperar da crise, que os terríveis sacrifícios (que os erros do passado motivaram) estão a valer a pena e que podemos, todos, ter esperança no futuro.