Domingo, 16 de Fevereiro de 2014
HOSPITAL DE GAIA O MELHOR DO NORTE DO PAÍS: PICO DE DOENTES OU JÁ O PASSAM DE "BESTIAL A BESTA?
Um doente do Hospital de Gaia enviou ao Jornal de Notícias fotografias de um cenário preocupante nas urgências da instituição: num espaço com lotação para 15 camas [cerca de 50 metros quadrados] chegaram a estar 38 doentes deitados em macas, na noite de quinta para sexta-feira, passando para 26 ontem, ao final do dia.
As camas, demasiadas para um espaço tão pequeno, dificultavam o trabalho dos médicos e enfermeiros que a custo transitavam entre os doentes, deixando sérias dúvidas sobre as condições de higiene e segurança na área. O fato de ser tratar da zona laranja (doentes muito urgentes) torna a situação ainda mais grave.
A mesma publicação cita uma fonte que afirma ser impossível mover um doente sem mexer em todas as outras macas.
A falta de vagas para internamento hospitalar em conjunto com a forte afluência de doentes [maioria são idosos com múltiplas patologias] são as razões que originaram esta situação. Muitas das macas da sala de urgências estavam ocupadas com doentes que deviam estar internados mas, como não existem vagas, permanecem ali.
Mesmo com as dificuldades descritas, a publicação avança que não se verificou uma situação de caos e todos os casos foram sendo respondidos com tempos "não muito acima do recomendado" para as urgências.
FONTE: NOTICIAS AO MINUTO